ASSOCIAÇÃO
 BRASILEIRA DE FRESCOBOL
 
 
 

Torneio Bolívar 2017

Anexo_IV_Foto_Divulga__o_Torneio_Interno_Bol_var_2017.jpg



ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE FRESCOBOL (ABRAF)

Esporte Arte

Rua Moncorvo Filho, 35, 505, Centro, Rio de Janeiro, RJ, CEP 20.211-340 - CNPJ 16.856.496/0001-30

                                                     Telefones: 21 4108-9542 / 21 98172-9142

 

“Esporte declarado Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial da Cidade do Rio de Janeiro”

 

1945-2017 Comemoração 72 anos de frescobol






REGULAMENTO TORNEIO INTERNO ABRAF 2017

REGRA SIMPLIFICADA ABRAF SUBJETIVA


A Regra estabelecida para o Torneio Interno ABRAF obedece a um formato simplificado e tem a finalidade de confraternizar os espaços de frescobol e seus grupos formados, objetivando um maior entrosamento de todos; mas ainda que seja dentro de um clima de confraternização, em caso de necessidade, poderão ser aplicadas as orientações previstas nos Manuais e Regulamentos de Regras da ABRAF, assim os atletas deverão estar atentos às regras de boa convivência, respeito e educação com todos, como também aos aspectos técnicos relacionados em nossos regulamentos que podem ser aplicados para dar solução a algum tipo de problema. O tempo de apresentação nesse formato é de “tempo corrido”. A pontuação está prevista no fim deste Regulamento.


IMPORTANTE: SERÁ JULGADA A EQUIPE, O JOGO COMO UM TODO E NÃO UM ATLETA INDIVIDUALMENTE.

 

1) Cada bateria terá a duração de 9 minutos corridos, isto é, o árbitro dispara o cronômetro e a apresentação segue até o fim do tempo previsto, podendo haver um intervalo de um minuto de descanso a critério da dupla (nesse caso o cronômetro será pausado). A bateria acontece sem interferência dos árbitros, cabendo aos mesmos somente o apito inicial e final da apresentação. Não é necessária a reposição de bola com pressa, pois os árbitros julgarão a apresentação como um todo e não farão contagem de quaisquer quesitos.


2) A nota máxima final de apresentação de cada equipe será 30 (trinta);


3) Serão somadas as notas simples dos árbitros dada a cada quesito (nota de ataque + nota de defesa + nota de habilidade e dividido o resultado por 3 (três) chegando-se, assim, à nota da equipe dada por cada árbitro que será a partir de 7 (sete) e no máximo de 10 (dez), em seguida serão somadas as notas dos três árbitros técnicos na planilha do Árbitro Central totalizando a nota máxima que será 30 (trinta).  A equipe com a maior nota final será declarada campeã do evento.


4. O critério de desempate é o seguinte:

Em caso de empate entre equipes o desempate será feito primeiro pela nota de ataque, depois de defesa e por fim de habilidade, tudo relativo à nota dada pelo árbitro Nr 1, persistindo o empate passa-se à nota do árbitro Nr 2, por último o árbitro Nr 3  em caso de empate entre todos os quesitos as equipes irão para a arena e será contado o número efetivo de ataques, numa distância de 6 metros, em duas sequências (vence quem realizar o maior número de ataques nas duas sequências). O Árbitro Central é o Nr 1, o Árbitro Técnico à direita do AC é o Nr 2 e o Árbitro Técnico à esquerda do AC é o Nr 3.


CRITÉRIOS ESTABELECIDOS PARA AVALIAÇÃO DOS JOGOS


Nota de Ataque, nota de defesa e nota de habilidade: os árbitros avaliam a qualidade dos ataques, defesa e a habilidade realizados pela equipe durante a apresentação dando uma nota que pode variar de 7 a 10, conforme o jogo tenha sido avaliado como BOM, MUITO BOM, EXCELENTE OU EXTRAORDINÁRIO.


NOTA JOGO BOM

QUANDO O JOGO FOR AVALIADO COMO BOM A NOTA SERÁ ENTRE 7,0 E 7,9

7,0

7,1

7,2

7,3

7,4

7,5

7,6

7,7

7,8

7,9


NOTA JOGO MUITO BOM

QUANDO O JOGO FOR AVALIADO COMO MUITO BOM A NOTA SERÁ ENTRE 8,0 E 8,9

8,0

8,1

8,2

8,3

8,4

8,5

8,6

8,7

8,8

8,9


NOTA JOGO EXCELENTE

QUANDO O JOGO FOR AVALIADO COMO EXCELENTE A NOTA SERÁ ENTRE 9,0 E 9,5

9,0

9,1

9,2

9,3

9,4

9,5

x.x.x

x.x.x

x.x.x

x.x.x


NOTA JOGO EXTRAORDINÁRIO

QUANDO O JOGO FOR AVALIADO COMO EXTRAORDINÁRIO A NOTA SERÁ ENTRE 9,6 E 10,0

9,6

9,7

9,8

9,9

10,0

x.x.x

x.x.x

x.x.x

x.x.x

x.x.x


Ataque: avaliar os ataques realizados pelas equipes, quanto melhor realizado com potência e em todos os quadrantes.

Defesa: avaliar a devolução da bola defendida, mantendo-a viva em direção ao parceiro, realizando um jogo com poucas bolas caídas ao chão.

Habilidade: avaliar o conjunto de recursos técnicos que os atletas apresentam durante a bateria, o seu desempenho em jogar em todos os quadrantes.

Nota Final: é a soma das notas dadas pelos três árbitros técnicos.


OS QUESITOS DE AVALIAÇÃO DO JOGO

 

A) ATAQUE: será considerado ataque o claro movimento e esforço dos atletas em atacar seja com alta potência, média ou baixa; devendo aumentar a velocidade da bola recebida do seu parceiro, sendo que quanto maior a potência dos ataques melhor será o resultado final; os árbitros deverão observar os ataques sejam eles do lado dominante ou não dominante dos atletas; também se os mesmos conseguem atacar as bolas em altura baixa, média ou alta e até mesmo quando a bola volta no seu corpo. Quanto maior a habilidade dos atletas para atacar, melhores serão os resultados finais de suas notas. Os atletas deverão ter habilidade para realizar os seus ataques, dando um brilho especial aos jogos, atacando em todos os quadrantes, ou seja, preferencial, alto, central e revés. Os atletas devem buscar os ataques de risco, os ataques e jogadas diferenciadas e tudo que possa fazer neste quesito, lembrando que neste formato não há preocupação com as bolas que caem ao chão ou equilíbrio, mas claro está que um jogo de boa técnica vai naturalmente exibir longas sequências. 


B) DEFESA: será considerada defesa a devolução de um ataque seja ele realizado em qualquer potência; os árbitros devem observar se as bolas são devolvidas na melhor posição de ataque do referido parceiro ou se as mesmas voltam de maneira aleatória, o que configuraria uma defesa limitada e por consequência uma menor nota de defesa, as bolas que forem defendidas após um ataque de extrema potência e quanto mais assim forem configuram boa habilidade de defesa (principalmente se voltam na melhor posição de ataque do parceiro); também deve ser observado se os atletas só devolvem as chamadas “melhores bolas” (peito/abdômen) ou se consegue devolver as bolas tanto baixas como aquelas que vêm no rosto ou acima desse e mais ainda aquelas bolas que chegam ao lado oposto da melhor defesa dos atletas (a chamada bola cruzada) e ainda se os atletas conseguem devolver todas as bolas que chegam aos seus raios de alcance ou se a defesa é limitada.


C) HABILIDADE: será considerado habilidade o conjunto de recursos técnicos ou “ferramentas e instrumentos” que o atleta possui para jogar e se desenvolver na arena, atacando e defendendo o tempo todo e em qualquer lugar que volte a bola, recupere bolas, sua movimentação na quadra. Toda a habilidade usada no conjunto do jogo deverá ser considerada e logicamente proporcionará uma melhor nota; observar se os atletas conseguem jogar em variadas distâncias, sendo permitido e elogiável qualquer jogada que tenha o intuito de não permitir a queda da bola ao chão.


5. Os casos omissos, as infrações e penalidades (se for o caso) serão dirimidos pela Comissão Organizadora.


**NÃO ESQUEÇAM QUE NESTE REGULAMENTO ANALISAMOS A APRESENTAÇÃO DA DUPLA E NÃO CADA ATLETA INDIVIDUALMENTE. É IMPORTANTE QUE A DUPLA APRESENTE O MÁXIMO POSSÍVEL DE TODOS OS QUESITOS AVALIADOS, ENTRETANDO OS MESMOS SÃO BALIZADOS PARA A ORIENTAÇÃO DA ARBITRAGEM, ASSIM TODO E QUALQUER JOGO COM BRILHANTISMO, INDEPENDENTE DO ESTILO APRESENTADO, PODERÁ RECEBER UMA BOA NOTA.

 

**Outras orientações poderão ser acrescidas a este Regulamento.

NOTA DEFINIDA PARA ESTA REGRA = 30 (trinta)

 

ATAQUES + DEFESA + HABILIDADE = Nota máxima 10 (dez) por cada árbitro.

Nota máxima 10 relativa ao árbitro Nr 1;

Nota máxima 10 relativa ao árbitro Nr 2;

Nota máxima 10 relativa ao árbitro Nr 3;

 

Bons jogos a todos!

Associação Brasileira de Frescobol

Esporte Arte


ANTONIO FERREIRA DA SILVA FILHO - Presidente da ABRAF

Rua Moncorvo Filho, 35, 505, Centro, Rio de Janeiro, 20211-340.

(21) 4108-9542/98172-9142