ASSOCIAÇÃO
 BRASILEIRA DE FRESCOBOL
 
 
 

Frescobol educacional

 

Associação Brasileira De Frescobol

Com a finalidade de manter um bom relacionamento entre os atletas e praticantes de frescobol e observando as regras de convivência, a Associação Brasileira de Frescobol apresenta o Frescobol Educacional e solicita aos mesmos o seguinte:

 

1. Realizem seus jogos somente nos espaços apropriados para jogar, normalmente jogamos nas praias, parques ou praças, mas lembremos de respeitar os passantes e a legislação estabelecida (a preferência será sempre do público) e que mostremos a todos que praticamos o nosso esporte com o devido cuidado e em respeito a tudo.

 

2. Sempre que possível usem rede de proteção nos espaços, assim teremos a vantagem de não precisar ir atrás da bolinha, mas principalmente evitamos que ela acerte alguém.

 

3. Coloquem os respectivos nomes nas bolinhas, preferencialmente legível e de fácil identificação (isso facilita a devolução das mesmas, ainda que alguém a tenha esquecido na praia), logicamente procurem devolvê-las quando caírem junto a si;

 

4. Devemos evitar:

Gritar para receber a bolinha enquanto os outros estão jogando (isso tira a concentração e atrapalha o jogo do companheiro);

Entrar no jogo do companheiro que estiver ao lado para buscar qualquer coisa ou mesmo salvar uma jogada (isso pode gerar um acidente como uma bolada ou raquetada e machucar alguém);

Passar atrás de quem estiver jogando (esperem a bolinha cair), a fim de não tomar uma raquetada ou bolada;

Jogar a raquete desnecessariamente, pois a mesma pode atingir e ferir alguém.

 

5. Devemos lembrar:

Agradecer a quem devolve a bolinha;

Pedir desculpa quando a bolinha cair perto de alguém e ainda que não o tenha atingido;

Convidar as pessoas para jogar conosco;

Buscar trabalhar o atleta amador para que esse aperfeiçoe e tenhamos mais parceiros de bons jogos no futuro;

Procurar chamar os que ainda não sabem jogar ou que estão no início para que se sintam estimulados ao esporte;

Orientar aos que ainda não sabem os locais reservados para os jogos e assim contribuir com as prefeituras para um melhor ordenamento das cidades.

 

6. Jamais jogar lixo nas áreas de jogos e caso consumam algo quando estiverem jogando procurem recolher após o jogo e colocar no cesto de lixo apropriado; busquemos também recolher qualquer lixo que encontrarmos nos locais de jogos.

 

 

7. Somos responsáveis pelas nossas áreas de lazer; usamos, cuidamos, recebemos outros amigos e principalmente estamos juntos para nos alegrar e compartilhar bons momentos no esporte que prega a parceria. “o frescobol é o “único” esporte que do outro lado da quadra você não tem um adversário, mas sim um parceiro”.